Após realizado o inventario, o mesmo deve ser subdividido entre espécie de bem, marca, modelo características. O arquivo contábil do imobilizado deve ser dividido da mesma forma a fim de proporcionar uma boa comparação entre o levantamento físico e o arquivo do imobilizado já cadastrado no contábil.
Feito isso, há que se gera uma lista, apontando os itens conciliados, as sobras físicas e as sobras contábeis, para que a empresa decida o que fazer com elas. Após este saneamento, a empresa necessita adotar o procedimento, a empresa necessita adotar o procedimento de recepção, cadastro e baixa de ativos. Importante frisar aqui que, para que este procedimento vingue, o mesmo deve necessariamente passar pela contabilidade, afim de garantir que nenhum ativo seja esquecido de ter sido registrado.
Para a aquisição de novos ativos, o procedimento deve ser organizado da seguinte forma: O setor requerente solicita o bem à contabilidade, informando-se o mesmo se trata de um bem completo ou se é um componente de um bem maior. De posse dessa informação, a contabilidade tem o controle de que vai entrar e de que tipo de bem vai entrar (bem de consumo, componente de ativo ou ativo imobilizado completo). Ela faz a requisição para compras, que por sua vez avisa a contabilidade quando o bem chegar. A contabilidade faz o emplacamento e cadastramento e encaminha para o setor solicitante do bem.
De maneira análoga, quando se desejar a baixa de um bem, deve-se primeiro encaminhar a solicitação à contabilidade, para que a mesma efetue a baixa no arquivo contábil de maneira eficiente.
Segundo o item 7.3.1 da norma da ABNT para avaliação de bens (procedimentos gerais ). Nenhuma avaliação poderá prescindir da vistoria. Em casos excepcionais, quando for impossível o acesso ao bem avaliando, admite-se a adoção de uma situação paradigma, desde que acordada entre as partes e explicitada no laudo.
A vistoria deve ser efetuada pelo engenheiro de avaliações com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao seu segmento de mercado, daí resultando condições para a orientação da coleta de dados.
É recomendável registrar as características físicas e de utilização do bem e outros aspectos relevantes à formação do valor.
Como possuímos representantes em várias regiões do país, que podem realizar as vistorias, podendo assim diminuir consideravelmente o custo do trabalho, o que costuma ser uma grande vantagem para os nossos clientes. Atendemos todo o território nacional.
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