O serviço de engenharia de avaliações é uma assessoria bem abrangente e não se resume apenas a atribuir valor a um bem, esta é uma das suas finalidades, em muitos casos a principal, mas uma avaliação que se restringe a informar o valor é muito pobre.
O Engenheiro de Avaliações, conforme a finalidade da avaliação, deve analisar o mercado onde se situa o bem avaliando de forma a indicar, no laudo, a liquidez deste bem e, tanto quanto possível, relatar a estrutura, a conduta e o desempenho do mercado.
Este diagnóstico de mercado é obrigatório, conforme a norma da ABNT NBR14653-1, item 7.7.2.
É necessário que se faça uma avaliação de vários aspectos do mercado, bem como o mercado comprador, o mercado vendedor, a probabilidade de absorção do bem no mercado e a que preço. O engenheiro de avaliações deve ser um pessoa ligada ao mercado, deve estar apto a investigar e diagnosticar os mercados, em particular o mercado imobiliário e de venda de máquinas.
Enfim, deve responder questões importantes como, quais são as preferências do mercado, quais variavéis interferem na formaçõa do preço, qual a função utilidade para o investidor potencial, quanto custa produzir o bem avaliado, que taxa de rentabilidade sobre o custo investido e sobre o valor de mercado.