By: mirago ligado: fevereiro 13, 2016 In: Blog Comments: 0

ENTENDE-SE POR ATIVO IMOBILIZADO TODO ATIVO DE NATUREZA RELATIVAMENTE PERMANENTE, QUE SE UTILIZA NA OPERAÇÃO DOS NEGÓCIOS DE UMA EMPRESA E QUE NÃO SE DESTINA À VENDA.

Logo subentende-se que neste grupo são incluídos todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e de seu empreendimento. A classificação dos bens no ativo imobilizado está vinculada ao objeto da sua utilização. Desta forma, quaisquer direitos que representem bens que não estejam empregados na manutenção das atividades da empresa, ou a isso destinado, devem ser classificados fora do ativo imobilizado. Cada empresa, em seu ramo de atividade, classifica os bens do ativo imobilizado, conforme sua necessidade de registro.

A avaliação de máquinas, edificações e ativos fixos em geral exige um bom conhecimento da empresa de avaliações, pois as empresas raramente possuem todas as informações disponíveis para a completa comparação dos seus ativos, cada uma possui um nicho de mercado diferente, que possui suas peculiaridades tanto em máquinas quanto em edificações. Por isso, o engenheiro de avaliações deve ser experiente na área, para que possa ter uma visão global dos estudos de avaliação, procurando dar orientações práticas sem procurar entrar nos detalhes de cada setor, devido a infinidade de setores comerciais, que tornaria impossível mensurar e definir procedimentos específicos para cada tipo de negócio. Além disso, há valores diferenciados para cada finalidade de avaliação.

Para que se tenha um resultado final satisfatório, o processo deve englobar um bom planejamento preliminar, estratégias de levantamento de campo, definição de valores e pesquisas de mercado e parâmetros corretos de depreciação.

Primeiramente, há de se primar pelo fornecimento das informações básicas pertinentes à execução dos serviços. Após a análise destas informações, deve ser feito um planejamento das vistorias e levantamento, cadastro dos dados e respectiva pesquisa de mercado. Por fim, procede-se a valoração dos bens com sua respectiva depreciação.

Trackback URL: http://lfbaldez.com.br/o-que-e-ativo-imobilizado/trackback/