O Controle Patrimonial tem por finalidade cadastrar e manter atualizadas informações indispensáveis sobre os bens da empresa. Podemos destacar, dentre as atividades deste escopo, as seguintes: localizar (unidades/departamentos/setores), separar em contas (como conta contábil e centro de custo), identificar e etiquetar os itens que compõem o patrimônio, e, com os dados obtidos, contabilizar e conscientizar sobre a importância de ter o controle sobre os bens.

Outro objetivo do controle patrimonial é o de correlacionar a teoria contábil com a prática de controle do ativo imobilizado, a fim de se propor uma melhor administração e avaliação dos elementos do patrimônio utilizados pela companhia. Permite que o patrimônio ainda seja avaliado em termos qualitativos e quantitativos, sendo descrito o estado em que o bem se encontra e demais peculiaridades. O processo não se restringe apenas à evidenciar a descrição dos bens, há também a questão de saber sua vida útil, seu estado de conservação, possível renovação de garantia e etc., ou seja, quaisquer outras características que sejam relevantes na visão da empresa.

Um controle patrimonial adequado permite a entidade conduzir suas atividades sem que haja imprevistos, por falta ou quebra do bem. Permite, dentre outros, o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos, bem como a constatação de que o bem móvel não é necessário naquela unidade.

O correto controle também auxilia nos processos de mudanças gerenciais, tais como transferência de responsabilidade (realizada na mudança do dirigente de uma unidade), extinção ou transformação (realizada na extinção ou transformação da unidade), bem como nos processos de auditoria (realizada em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade ou de órgão fiscalizador), controle físico dos bens por funcionários e mudança de localização física, controle da documentação dos bens por meio da digitalização de imagens, controle de baixas e inclusões, dentre outros. O processo todo deve ser feito por pessoal especializado, pois, apesar de parecer um trabalho relativamente simples, há várias regras e detalhes que devem ser obedecidos, que passarão desapercebidos por pessoas sem experiência nesta área, sendo muito provável o retrabalho e resultados finais insatisfatórios.

Avaliação de bens com Qualidade

Atendemos todo o Brasil!