O inventário deriva da palavra do latim inventarium que significa “relação de bens deixados por alguém”. Pode ser definido como sendo o documento ou lista onde se encontram registrados bens, contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos. Por exemplo no caso dos negócios, os inventários costumam conter a descrição do produto bem como a quantidade existente e o local onde se encontra. A definição de inventário dentro das empresas, normalmente segue as definições do Conselho Federal de Contabilidade através das Normas Brasileiras de Contabilidade.

Os estoques são bens destinados à venda ou produção, ligados com os objetivos e atividades da empresa. Representam um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posição financeira da maioria das companhias industriais e comerciais.

O elenco de contas que representam os estoques variam, mas podem ser divididos nas seguintes categorias: mercadorias para revenda, produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas, materiais auxiliares, material de embalagem, importações em andamento e almoxarifado Muitas empresas, por questão de controle, adotam a prática de, para fins contábeis, já lançar tais estoques como despesas no momento da compra, somente mantendo controle quantitativo, pois muitas vezes representam uma quantidade muito grande de itens, mas de pequeno valor total, não afetando os resultados. Porém, os estoques merecem uma atenção especial por parte da empresa, pois a sua avaliação no início e no fim do período contábil, reflete diretamente na apuração do lucro líquido de cada exercício, pois terá efeito no custo dos produtos vendidos.

Quando a informação não é confiável, é desencadeado um preocupante e desgastante processo interno, afetando todo o planejamento de vendas, produção, compras entre outros no fluxo de materiais. Desta forma fatores como redução das perdas pelo maior controle dos produtos, atualização de bancos de dados, possibilitando comprar e vender corretamente, otimização dos níveis de estoques, melhoria contínua no processo, garantia da integridade da informação, além da velocidade na tomada de decisões.

Avaliação de bens com Qualidade

Atendemos todo o Brasil!